O Fracasso não existe!

Isso descreve você? A mera possibilidade de falhar num esforço é tão assustadora que você reluta em aceitar um desafio só para evitar qualquer possibilidade de fracasso. Isso ocorre quando você se torna tão apegado a um resultado que lhe falta espaço para agir pelo sucesso. Se você não tiver espaço para o fracasso, também não terá para o sucesso.

"Georg Edward Woodberry"   A derrota não é o maior fracasso. O verdadeiro fracasso está em não tentar.


Lembre-se de que o fracasso é uma interpretação e não um fato.

Você pensa que fracassou. Você caiu a primeira vez que tentou caminhar, não caiu? Você quase se afogou quando tentou nadar pela primeira vez. Não se preocupe com o fracasso. Preocupe-se com as chances que você perde quando nem mesmo tenta.

"Franklin Delano Roosevelt"   É sensato escolher um método e tentar colocá-lo em prática. Se falhar, admita francamente. Mas acima de tudo, tente


Em The Pursuit of Excellence, Ted W. Engstrom dá este conselho sobre a importância de tentar: "A partir de hoje, você pode começar a usar e desenvolver seus talentos, e desfrutá-los. Como ponto de partida, arrisque uma coisa pequena – comece pelo dedo do pé e não pelo pescoço".

"Por exemplo, se você sempre quis escrever, então escreva alguma coisa, um artigo curto, um poema, um relato de suas férias. Escreva pensando que sua obra literária vai ser publicada; depois, a envie para uma editora ou jornal. Se você é um fotógrafo, reúna suas melhores fotografias e inscreva-se em um concurso. Se você acha que é um bom jogador de tênis, ou de qualquer outra modalidade, participe de alguns torneios e veja como se sai.

Talvez você não ganhe em primeiro lugar, mas pense no quanto aprendeu com a experiência de simplesmente tentar".

Quando você se der o espaço para experimentar novos desafios, para aprender com estas experiências e para crescer com o aprendizado que elas oferecem, você será reconhecido ao menos por se esforçar. Sua coragem em tentar o desconhecido criará inúmeras oportunidades para descobertas em regiões anteriormente inexploradas.

Um último pensamento sobre o fracasso. A maioria das pessoas tem horror mortal às falhas. Se isto se aplica a você, anime-se e não leve o fracasso tão a sério. E se você falhar? Siga em frente e jogue plenamente. Se você colher um punhado de fracassos, abrace-os. Não fuja dos fracassos.

Quando você compreender que não há nada de mau em falhar, poderá se fortalecer com tantas falhas, até que elas se tornem uma condição sem importância. Agir assim gera espaço ao que é necessário para alcançar o sucesso. No final, sua satisfação virá do fato de você ter feito o melhor que podia. Livre-se do medo de falhar. Mantenha-se firme no que você deseja fazer.

O maior fracasso é... não tentar!